Mercado de baterias com produtos falsos

Baterias FALSAS

 

Existe no mercado MUNDIAL, mas notasse mais no Brasil (devido sua falta de punição) uma IMENSURÁVEL quantidade de BATERIAS de TODOS TIPOS (AGM/VRLA, lithiun, lipo, nimh, nicd) falsificadas ou RECONDICIONADAS com armazenamento interno MENOR que mencionado ou vendido. Observasse que esses tipos de baterias, atingiram um nível de qualidade altíssima na sua adulteração, onde até a data de fabricação gravada em relevo, é alterado para uma data mais recente; outras meramente a etiqueta.

 

Outras, oriundas de torres de celulares, onde as operadoras trocam as baterias a cada 12 meses, são repassadas por uma mixaria, e os espertos revendem por novas, as vezes sem trocar as etiquetas ou até colando etiqueta em cima da etiqueta anterior ou em cima da data de fabricação gravada em relevo. Tipo AGM/vrla.

 

As de nimh e nicd hoje ainda em uso, mas em aparelhos específicos e não aos na mobilidade urbana, é mais raro, mas existe. Pegam de péssima qualidade e re-empacotam com marcas famosas – assim como as pilhas recarregáveis.

 

As de lithiun, usam células internas, e são fechadas posteriormente após montadas. Como o usuário não tem acesso para checar as células ou desconhece sobre as mesmas, acaba sendo enganado. P.ex. as células 18650 atuais, tem um limite de 3000mAh, é tudo questão de física e química. No entanto achasse em sites famosos, prometendo até 9000mAh cada célula – e sim, muito comum vir da China assim. Ceullas de lithiun verdadeiras, assim como telas LCDs/LEDs são produzidas por menos de 10 gigantescas empresas no mundo.

 

Lipo são as menos falsificadas, mas está ocorrendo, principalmente de sites Chineses.

 

Só aproveito o tópico: baterias veiculares, raramente se encontra falsificadas. As baterias estacionárias, idem.

 

Como em todos produtos, devesse ter cautela onde será comprado e o valor, pois hoje não existe milhares em baterias.

Materia de Fabio Becker (especialista na área)

Deixe um comentário