Criação do Dia do Biólogo, importância da profissão, data, lei que regulamentou a profissão
O Dia do Biólogo é comemorado no Brasil em 3 de setembro. A data é uma referência a Lei Federal nº 6.684/79 de 3 de setembro de 1979, que regulamentou a profissão de Biólogo no país.
Importância da profissão
A homenagem prestada pela sociedade a todos os biólogos em 3 de setembro é justa e significativa em função da grande importância desta profissão. Os biólogos estudam a vida no planeta, ou seja, geram conhecimentos sobre as diversas espécies de plantas e animais e suas relações com o meio ambiente. Portanto, são de fundamental importância para o desenvolvimento do conhecimento científico.
Os biólogos também são de extrema importância para o entendimento e preservação do meio ambiente. Eles atuam na elaboração de estratégias voltadas para a manutenção do equilíbrio ecológico no planeta.
Esta profissão se faz cada vez mais importante, já que enfrentamos atualmente sérios problemas ambientais como, por exemplo, extinção de espécies, desmatamentos e o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global).
Em conjunto com cientistas de áreas relacionadas (ecologistas, botânicos, zoólogos, climatologistas, etc.), o biólogo pode colaborar de forma decisiva na construção de um caminho que amplie cada vez mais a qualidade de vida em nosso planeta.
Você sabia?
– A Lei nº 6.684/79 além de criar regulamentar a profissão de Biólogo, também regulamentou a de Biomédico e criou os conselhos estaduais e federais de Biologia e Biomedicina. Esses conselhos são responsáveis pela fiscalização dos exercícios destas profissões.