Publicado em

Dicas: Bengalas – Como usar e modelos

Dicas: Bengalas – Como usar e modelos

A bengala é um apoio extra, que melhora o equilíbrio evitando a queda, mas é importante que seja usada corretamente para que não cause dor no punho ou no ombro.

Os cuidados essenciais para usar a bengala corretamente são:

  • Ajustar a altura da bengala: A parte mais alta da bengala deve estar na mesma altura do punho do paciente, quando seu braço está esticado;
  • Usar a cordinha da bengala em volta do punho para que a bengala não caia no chão se precisar usar as duas mãos;
  • Posicionar a bengala ao lado do corpo para não tropeçar nela;
  • Não andar no chão molhado e evitar os tapetes;
  • Ter cuidado ao entrar no elevador e ao usar as escadas para evitar quedas. Calma e equilíbrio são essenciais neste momento, mas se cair, deve pedir ajuda para levantar e seguir em frente, mas em caso de dor é importante consultar um ortopedista.

Tipos de Bengalas:

  • Bengala tradicional ou bengala reta: é geralmente feita de madeira ou alumínio, sendo de custo menor e leve. As bengalas de madeira devem ser feitas conforme o tamanho do paciente, já as de alumínio são em geral ajustáveis.
  • Bengala com dobra: são feitas de alumínio e com comprimento ajustável. Em geral são melhores do que as bengalas tradicionais para pacientes que precisam apoiar o peso do corpo na bengala, por exemplo em pacientes com artrose do quadril e joelho.
  • Bengalas com múltiplos apoios (três ou quatro): aumentam a base de suporte e permitem uma descarga de peso maior. Outra vantagem é que estas bengalas ficam em pé sozinhas quando não utilizadas,  o que libera as mãos para outras funções. A principal desvantagem é a necessidade de todos os apoios tocarem o chão simultaneamente, e isto pode ser difícil ou impossível para algumas pessoas, especialmente aquelas que caminham mais rápido.

*Lembre-se sempre de consultar o seu médico.

Fonte: https://www.tuasaude.com/como-usar-a-bengala-corretamente/ Acesso em 13/09/2018

Deixe uma resposta