Como alimentar uma pessoa com sonda

 


Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material:

1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação);
1 copo de água;
1 pano (opcional).


A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia.

Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo. Veja como deve ser preparada a dieta para sonda nasogástrica.

A técnica correta para alimentar uma pessoa com sonda ajuda a facilitar a tarefa do cuidador e a evitar complicações, como excesso de gases no estômago ou aspiração de alimentos para os pulmões.

6 passos para alimentar uma pessoa com sonda

Antes de iniciar a técnica para alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importar sentar o paciente ou levantar as costas com uma almofada para evitar que os alimentos voltem para a boca ou seja aspirados para os pulmões.

1. Coloque um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa.

Passo 1


2. Dobre a ponta da sonda nasogástrica, aperte bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retire a tampa, colocando-a sobre o pano.

Passo 2


3. Encaixe a ponta da seringa de 100 ml na abertura da sonda, desdobre o tubo e puxe o êmbolo para aspirar o líquido que está dentro do estômago. Caso consiga aspirar mais de metade da quantidade de líquido da r\efeição anterior (cerca de 100 ml) é recomendado alimentar a pessoa mais tarde, quando o conteúdo for inferior a 50 ml, por exemplo. O conteúdo aspirado deve ser sempre colocado novamente no estômago.

Passo 3


4. Volte a dobrar a ponta da sonda nasogástrica, aperte para não entrar ar no tubo e retire a seringa, voltando a colocar a tampa antes de desdobrar a sonda.

Passo 4


5. Encha a seringa com os alimentos e volte a colocá-la na sonda, dobrando o tubo para retirar a tampa.

Passo 5


6. Pressione lentamente o êmbolo da seringa, esvaziando os 100 ml em cerca de 3 minutos, para evitar que os alimentos entrem muito rápido no estômago. Repita este passo até acabar de dar toda a comida, dobrando e tapando a sonda com a tampa sempre que retirar a seringa.

Passo 6

 

Após alimentar a pessoa


Após alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importante lavar a seringa e colocar, pelo menos, 30 ml de água na sonda para lavar o tubo e impedir que fique entupida. No entanto, caso ainda não se tenha dado água pela sonda, pode-se lavar a sonda com cerca de 70 ml para evitar que o paciente tenha sede.

Cuidados após alimentar a pessoa com sonda


Depois de alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importante mantê-la sentada ou com as costas levantadas por, pelo menos, 30 minutos, para permitir uma digestão mais fácil e evitar o risco de vômito. Porém, caso não seja possível manter o paciente sentado, deve-se virá-lo para o lado direito para respeitar a anatomia do estômago e evitar o refluxo de alimentos.

Além disso, é importante dar água pela sonda regularmente e manter a higiene bucal do paciente porque, mesmo não se alimentando pela boca, as bactérias continuam se desenvolvendo, podendo provocar cáries ou sapinho, por exemplo.

 

 

Veja mais dicas sobre em nosso blog ou direto nos links:

 

Deixe um comentário