Centro de Material e Esterilização – CME Parte 2

CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

 

O Centro de Material e Esterilização (CME) é definido pelo Ministério da Saúde como ‘‘o conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos artigos para as unidades dos estabelecimentos assistenciais à saúde’’.

 

A Resolução de Diretoria Colegiada de número 15 (RDC 15), de 15 de março de 2012, estabeleceu requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde em vista da segurança do paciente e dos profissionais e do controle da infecção hospitalar nos estabelecimentos de saúde.

 

A seguir uma ilustração de um CME:

 

ETAPA DE LIMPEZA

 

Consiste na remoção de sujidades orgânicas, inorgânicas e da carga microbiana presente nos produtos para saúde, com uso de água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), que atua em superfícies internas e externas, de forma a tornar o produto seguro para o manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização. Deve ser precedida pela pré-limpeza, para remover a sujidade visível presente nesses produtos.

 

Se um artigo não está limpo, ele não pode ser esterilizado ou desinfetado!

A falha na limpeza incorre em falta de esterilização porque a matéria orgânica (óleo, gordura, sangue, pus e outras secreções) atua como fator de proteção para os microrganismos, impedindo o contato com o agente esterilizante. Se o material não está bem limpo, ele não pode ser esterilizado.

 

A limpeza eficiente pode diminuir a carga microbiana dos materiais em até 99%, devido a retirada dos micro-organismos ao remover o substrato onde se sustentavam para sobreviverem.

A limpeza por ação mecânica, em especial a automatizada, pode ser realizada através de:

 

LAVADORAS ULTRASSÔNICAS: Equipamento automatizado de limpeza que utiliza o princípio da cavitação em conjunto com a ação de detergentes enzimáticos. Destinadas a complementar a limpeza de artigos com lúmens.

 

LAVADORAS TERMODESINFECTORAS: Equipamento que utiliza força mecânica (jatos de água quente e fria) em conjunto com a ação de detergentes enzimáticos. Também responsável pelo processo de termodesinfecção.

 

A lavadora ultrassônica e a lavadora termodesinfectora são equipamentos complementares. Um não pode ser substituído pelo outro!

 

A limpeza manual pode variar devido as técnicas de limpeza de cada pessoa, provocar ferimentos no operador e expô-lo a produtos químicos e risco biológico, uma vez que sujidades em contato com água corrente podem gerar aerosóis, o que pode contribuir para a disseminação de microrganismos. Nesse caso, as lavadoras possuem a vantagem de garantir um padrão de limpeza e enxágue dos artigos processados em série, diminuem a exposição dos profissionais aos riscos ocupacionais de origem biológica, que podem ser decorrentes dos acidentes com materiais perfuro cortantes e, além disso, são passiveis de qualificação de desempenho.

 

A RDC 15 obriga o uso das lavadoras ultrassônicas: Art. 67. No CME Classe II e na empresa processadora, a limpeza de produtos para saúde com conformações complexas deve ser precedida de limpeza manual e complementada por limpeza automatizada em lavadora ultrassônica ou outro equipamento de eficiência comprovada.

Parágrafo único. Para produtos para saúde cujo lúmen tenha diâmetro interno inferior a cinco milímetros é obrigatório que a fase automatizada da limpeza seja feita em lavadora ultrassônica com conector para canulados e que utilize tecnologia de fluxo intermitente.

 

Mesmo com a automação do CME, a limpeza de materiais é um procedimento trabalhoso, minucioso e requer intenso treinamento. Apesar da importância e complexidade técnica, a limpeza, muitas vezes é considerada atividade de menor importância, sendo delegada a pessoas despreparadas, desmotivadas e desvalorizadas, o que favorece a ocorrência de falhas nessa etapa do processamento. Dessa forma, é fundamental a presença do enfermeiro em tempo integral, na supervisão dos procedimentos do CME, na elaboração dos protocolos de limpeza e na capacitação da equipe antes do início das atividades e de forma continuada, de acordo com as necessidades identificadas e sempre que ocorrer a introdução de nova tecnologia (SOBECC, 2017)

Podemos destacar alguns equipamentos utilizados na CME para limpeza e desinfeção, como: lavadoras ultrassônicas, Termodesifectoras, reprocessadoras de endoscópios, conjunto de pistolas, secadoras de materiais.

 

Deixe um comentário