Dermatologia é uma especialidade da medicina destinada aos assuntos do maior órgão humano, a pele; assim como seus anexos: pêlos, mucosas, cabelos e unhas. São conhecidas mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.
“A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única sociedade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), sendo, portanto, a representante oficial dos dermatologistas no país.”
5 de fevereiro é comemorado o dia do dermatologista; médico especialista que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças da pele. Profissional também responsável por orientar os cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da saúde e da beleza da pele, cabelos e unhas.
“Algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase e câncer da pele.
Como já citado, o médico dermatologista também é habilitado para tratar doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva e língua. Além disso, também trata algumas lesões genitais presentes em doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HPV, herpes e manifestações em pacientes que vivem com HIV/Aids .”
O que o médico precisa para se tornar um Dermatologista?
“Por se tratar de uma área muito ampla, já que desde a Idade Média foram identificadas milhares de doenças da pele, o médico dermatologista tem uma formação multidisciplinar consistente. Faz parte de sua especialização estudar anatomia (principalmente pele e anexos cutâneos), fisiologia (as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos), patologia cutânea (doenças da pele), oncologia básica, biologia, microbiologia, imunologia, alergologia básica e infectologia, entre outras disciplinas.
Primeiro, é preciso graduar-se em Medicina, curso que compreende seis anos de estudo em período integral. Para se tornarem especialistas, os profissionais fazem um curso de especialização ou de residência médica. No caso da Dermatologia, esse curso dura de três a quatro anos, em período integral.
Nessa etapa, os médicos atendem pacientes e aprendem sobre todo tipo de doença da pele. Familiarizam-se com tratamentos clínicos, cosmiátricos (desenvolvem novos cosméticos e estudam seus efeitos sobre a pele), oncológicos (câncer da pele), cirúrgicos e laser, entre outros.
Apenas na residência, são quase nove mil horas de estudo para que o médico se torne apto a tratar e a diagnosticar as diversas doenças e problemas da pele e de seus anexos.
Ao final desse período, o médico necessita registrar-se no Conselho Federal de Medicina como especialista em Dermatologia para oficialmente ser considerado especialista.”
(http://www.sbd-sp.org.br/geral/sobre-about-us/formacao-e-areas-de-atuacao/)
Dessa maneira, para ser reconhecido como especialista em dermatologia, seu médico passa por longo período de formação, precisa ser aprovado em rigorosos exames, para só então obter o Título de Especialista em Dermatologia e ser apto a receber o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Somente os médicos com RQE em Dermatologia são reconhecidos pela legislação vigente como especialistas em Dermatologia.
Procure sempre um dermatologista especialista da SBD para melhor cuidar de você!
PARABENS A TODOS OS MEDICOS DERMATOLOGISTAS PELO GRATIFICANTE CAMINHAR NESSA CARREIRA E PELO SEU DIA!