Todo Atleta de corrida procura trabalhar coração e as pernas, e acabam esquecendo-se de um fator muito importante e crucial que é o circuito respiratório.
Responsável por transportar o oxigênio e levar o ar até o pulmão, outra parte bem importante e muitos desconhecem são : ATIVIDADES DE RESPIRAÇÃO estas por sua vez, tem a finalidade de fortalecer pulmões e auxilia na perda da forma viciosa do respirar ativando a forma de fortalecer pulmões e diafragma
Você sabe o que é diafragma? Localizado entre o tórax e o abdômen. O diafragma é um músculo estriado esquelético, em formato de cúpula. Podemos caracterizá-lo como o assoalho da cavidade torácica e o teto da cavidade abdominal. As funções do diafragma estão relacionadas ao processo de respiração, estabilização da coluna vertebral e auxílio na expulsão de urina, fezes e vômitos.
E os músculos intercostais, que se situam entre as costelas e nos permitem inalar e exalar. A respiração que fazemos normalmente nos fornece oxigênio para as funções normais do corpo e quando estamos correndo nosso organismo precisa de mais energia exigindo mais …
#Dica
Ao Correr geralmente atletas da área praticam a “respiradores de tórax” e não “respiradores de barriga”.Qual a diferença? Ao respirar sua barriga deve se encher como um balão. E toda vez que você expira, esse balão deve se esvaziar.Quando se respira com o peito, seus ombros ficam tensos e se movem para cima e para baixo. Isso desperdiça energia que você deve conservar para correr.
A chave para o sucesso de sua corrida é na respiração profunda, permitindo que absorva mais oxigênio para alimentar os músculos e fortalecer o diafragma.
Você pode fazer todos os dias alguns exercícios simples, que irão ajudá-lo a melhorar a respiração e se estenderão para a corrida também.
Esta dica é valida também para profissionais da música….