Você está sofrendo com a tosse seca? Pois saiba que ela tem várias origens, cada uma com um tratamento específico.
A tosse seca é um problema que atrapalha o dia a dia de qualquer pessoa. Ela incomoda e aparece nas horas mais impróprias. Contudo, a tosse é uma forma do corpo eliminar qualquer irritação pulmonar que possa o estar acometendo.
Quando a musculatura do tórax sofre uma contração, aumenta a pressão do ar sobre o pulmão e a tosse acontece. O barulho característico da tosse ocorre porque o ar passa pelas cordas vocais e é expelido por, em média, 160km/h.
Entenda porque a tosse acontece e saiba como trata-lá.
Tosse seca ou tosse alérgica: como identificar?
Ela incomoda, e incomoda muito. A tosse seca não possui nenhum tipo de secreção e, geralmente, sofre alguma alteração no sistema respiratório. Também pode acontecer devido a outras doenças, como alterações cardiovasculares, reumatológicas ou gastroenterológicas.
A tosse seca é bem comum ao final de gripes e resfriados. Mas também acontece em quadros de:
- Amigdalite viral ou bacteriana;
- Rinite alérgica;\
- Faringite aguda irritativa, viral, bacteriana ou fúngica;
- Traqueítes ou laringotraqueítes virais ou bacterianas;
- Crise de asma;
- Crise de bronquite aguda;
- Laringite irritativa, viral ou bacteriana;
- Pneumonia viral ou bacteriana.
Já a tosse alérgica é causada por uma agente externo, como sujeira, poeira, pelo de animais etc. Ademais, ela também causa a tosse seca.
O que pode ser uma tosse seca?
A tosse seca pode ser devido a algo irritando as vias respiratórias, ou também pode ser um sintoma de doença mais grave. Por esse motivo, não deve ser ignorada, e sim observada, principalmente para verificar se há outros sintomas.
Ela também está associada a alguns motivos mais comuns, como em strong>gripes e resfriados. É bem comum durante esses quadros, seja viral ou bacteriana.
A tosse alérgica também pode causar a tosse seca, bem como infecções. Quem sofre de rinite alérgica, por exemplo, sofre bastante com a tosse seca.
É necessário atentar-se a tudo o que acontece ao seu redor. Dessa forma, é possível saber o verdadeiro motivo do problema e tratar em sua raiz, ao invés de combater apenas o sintoma.
Por que a tosse seca piora durante a noite?
É muito comum que a tosse seca se manifeste em maior grau durante a noite, atrapalhando a qualidade do sono. E isso acontece por bons motivos.
Durante o sono, o corpo fica mais vulnerável, afinal, no período noturno, o organismo já esgotou sua quantidade de corticoides naturais (os hormônios anti-inflamatórios e antialérgicos). Esses hormônios são produzidos apenas uma vez ao dia, de manhã, e são usados pelo corpo ao longo do dia. Dessa forma, à noite o corpo fica vulnerável.
Há, ainda, outros motivos para explicar o porquê de a tosse se manifestar mais à noite. Ao dormir com travesseiros mais baixos, atrapalha-se a drenagem das secreções das vias respiratórias. Isso faz com que as secreções fiquem acumuladas, levando à tosse. Nestes casos, dormir com travesseiros mais altos ameniza o problema.
O frio e o quarto fechado também são situações que contribuem para a tosse noturna. Principalmente se o cômodo estiver exposto ao pó.
Tratamento e remédio para tosse seca
Ao perceber que a tosse seca está acontecendo com mais frequência, e/ou observou mais sintomas, procure um clínico geral, um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Esses profissionais irão analisar o seu quadro e tratar o problema, ao invés de apenas o sintoma.
De uma maneira geral, é possível amenizar a tosse seca e, em alguns casos, acabar com ela com procedimentos simples. Tome bastante líquido, principalmente água. Recomenda-se ao menos 2 litros por dia, pois você estará hidratando as vias respiratórias e amenizando o incômodo.
A ingestão de chás também contribui, principalmente o chá de hortelã. Este tem muitos benefícios para a saúde, principalmente para tratar a tosse. Com ação tranquilizante, previne a formação de muco e é expectorante e descongestionante.
Os medicamentos mais receitados para tratar a tosse seca são:
- Vibral;
- Notuss;
- Antuss;
- Hytos Plus.
No entanto, é importante consultar um médico antes de ingerir qualquer medicamento.
Ao perceber que a tosse é alérgica, o ideal é ficar longe do agente causador do problema. Manter a casa limpa, longe de poeira e ventilada também contribuem para aliviar e acabar com o problema.