Autoclaves

As Autoclaves são os esterilizadores mais utilizados no mundo. Eles usam água superaquecida, criando assim vapor e pressão para esterilizar o conteúdo do dispositivo. Os instrumentos são geralmente esterilizados à 134 graus centígrados

É importante ter cuidado para não sobrecarregar as autoclaves e é necessário deixar o equipamento agir por todo o tempo especificado ou o vapor não será capaz de penetrar em todas as áreas, criando assim uma zona de acesso para os micróbios.

Por onde começar?

Antes de adquirir uma autoclave é preciso analisar as suas necessidades. No caso de uma autoclave, as principais variáveis são:

  •   Número de profissionais que utilizarão
  •   Especialidade de cada profissional
  •   Quantidade de procedimentos por dia
  •   Média de pacotes esterilizados por dia
  •   Tamanho dos pacotes

Autoclaves a vácuo apresentam uma secagem utilizando esta função no fim do processo. A rápida remoção de vapor e a criação de um vácuo no interior da câmara de carga ajudam a assegurar que os conteúdos estejam completamente secos quando removidos do equipamento. Esse tipo de funcionalidade oferece uma boa vantagem para os usuários, já que é possível pegar instrumentos, bem como conjuntos de ferramentas e embrulhá-las para mantê-las em um estado esterilizado até o seu próximo uso, sem se preocupar se ainda estão molhados e mais propensos a serem infectados.

Cuidados ao autoclavar materiais:

– Utilize sempre jaleco, óculos de proteção, sapatos fechados e luvas resistentes ao calor para remover os materiais, principalmente vidraria quente.

– Prepare o material a ser autoclavado. Muitos materiais devem ser embalados em papel craft (cor marrom) antes do procedimento – exemplos: placas de petri, tubos, enlermeyer, caixas de pipetas, etc.

– Leia atentamente e siga as recomendações do fabricante de sua autoclave.

Equipe FWA

Deixe um comentário