O Centro de Material e Esterilização (CME) é definido pelo Ministério da Saúde como ‘‘o conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos artigos para as unidades dos estabelecimentos assistenciais à saúde’’.
A Resolução de Diretoria Colegiada de número 15 (RDC 15), de 15 de março de 2012, estabeleceu requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde em vista da segurança do paciente e dos profissionais e do controle da infecção hospitalar nos estabelecimentos de saúde.
A seguir uma ilustração de um CME:
Para se estabelecer um fluxo unidirecional, é preciso que se tenha barreira física entre as áreas: suja (expurgo), limpa (preparo do material e da carga de esterilização) e estéril (retirada de material estéril das autoclaves, armazenamento e distribuição do material estéril).
A seguir um exemplo de uma planta arquitetônica para ilustrar um CME:
Podemos destacar alguns equipamentos utilizados na CME como: Autoclaves*, lavadoras ultrassônicas, Termodesifectoras, reprocessadoras de endoscópios, conjunto de pistolas, secadoras de materiais. Todos estes equipamentos a Sanders disponibiliza para você a venda sob pedido.