Responsáveis pela vida saudável e funcional das pessoas com diversos tipos de debilitações físicas e motoras, os terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas são homenageados no dia 13 de outubro. A data é comemorada neste dia porque em 13 de outubro de 1969 aconteceu a regulamentação das profissões. Os primeiros cursos de Ensino Superior de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no Brasil, surgiram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) foi criada em 2009 e, no mesmo ano, aprovados os projetos pedagógicos dos cursos. Em julho de 2009 foram nomeados para a Direção da Faculdade os professores Natáli Bento Torres e João Torres Neto. O professor João precisou afastar-se em janeiro de 2011 para completar a sua formação em pós-graduação. Desse modo, o professor Victor Corrêa assumiu a vice-direção do curso. Atualmente, os cargos de diretor e vice-diretor da FFTO são ocupados pelos professores Victor Corrêa e Denise Pinto, respectivamente.
A profissão – Os fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral. A Terapia Ocupacional estuda e realiza atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais.